BIO 3 - Tema 1 - Algumas Questões com Gabarito!!!

PRIMEIRA Lei de Mendel (Algumas Questões com Gabarito):


01 ) Como denominamos um grupo de descendentes que manifestam sempre o mesmo aspecto em relação a um caráter genético?


RESPOSTA: Linhagem pura.


02 ) Através de que processo Mendel obtinha linhagens puras de ervilhas?


RESPOSTA: Autofecundação.


03 ) Os termos homozigoto e genótipo fazem parte da nomenclatura básica em genética. Explique o que significam.


RESPOSTA:
Homozigoto = um par de alelos iguais para um determinado caráter.
Genótipo = conjunto de genes que um indivíduo possui e que pode transmitir para os descendentes.


04 ) O que significa o termo 'dominância' para os geneticistas?


RESPOSTA:
Dominância refere-se ao fenômeno em que um gene é capaz de se manifestar em dose simples, em presença de seu alelo recessivo.


05 ) Nas cobaias, a cor preta é dominante e a cor branca é recessiva. Calcule a porcentagem esperada de indivíduos pretos, resultantes do cruzamento de heterozigotos.


RESPOSTA:
Do cruzamento Bb X Bb (cobaias pretas), tem-se 25% de BB (pretos), 50% de Bb (pretos) e bb (brancos). Logo, a porcentagem total de cobaias pretas é de 75%.


06 ) Um casal não consegue ter filhos porque a mulher, apesar de produzir óvulos normais, possui o útero atrofiado (útero infantil). Uma amiga se dispõe a desenvolver em seu útero o embrião do filho do casal, obtido por fecundação em laboratório. Essa amiga, no entanto, é portadora de uma doença hereditária. Há possibilidade de essa doença ser transmitida à criança? Justifique sua resposta.


RESPOSTA:
Não. Os genes da criança encontram-se no zigoto que se formou pela fecundação do óvulo da mãe com o espermatozóide do pai. Assim, a criança não será portadora de nenhum dos genes da mulher amiga.


07 ) Em urtigas, o caráter denteado das folhas domina o caráter liso. Numa experiência de polinização cruzada, foi obtido o seguinte resultado: 89 denteadas e 29 lisas. A provável fórmula genética dos cruzantes é:

A ( ) Dd X dd.
B ( ) DD X dd.
C ( ) Dd X Dd.
D ( ) DD X Dd.
E ( ) DD X DD.


RESPOSTA:
C ( ) Dd X Dd.


08 ) Nas cobaias, a cor preta é dominante e a cor branca é recessiva. Represente um cruzamento onde o macho seja homozigoto recessivo e sua fêmea heterozigota.


ATENÇÃO: Basta representar o Cruzamento, neste exercício NÃO há cálculos, mas não se esqueça de INDICAR, através do uso de SÍMBOLOS, qual genótipo se refere ao macho e qual se refere à femea!


RESPOSTA:
♂ bb X Bb ♀
ou ■ bb X Bb ○
ou bb ■───○ Bb


09 ) Como denominamos a porção de DNA cromossômico capaz de determinar a síntese de uma proteína?


RESPOSTA: Gene.


10 ) Como denominamos o local do cromossomo onde cada gene se situa?


RESPOSTA: Locus gênico.


11 ) Mendel trabalho com ervilhas principalmente porque são de fácil ●●●, possuem flores ●●●, o que facilita a ocorrência de autofecundação e, portanto, a ocorrência de linhagens puras. Os híbridos descendentes do cruzamento de duas linhagens puras são ●●●.
As três palavras que completam corretamente o trecho acima são:





RESPOSTA:
→ hermafroditas.
→ cultivo.
→ férteis.


12 ) Quatro famílias em que aparece um mesmo caráter foram analisadas. O caráter é recessivo. Qual família mostra isso ?



RESPOSTA: família nº 3 (Pois, apesar de os pais não manifestarem o caráter, tiveram um filho que manifestou – símbolo escuro – isso ocorre porque os pais, sendo Híbridos [Heterozigotos] portam o alelo recessivo, mas não manifestam o caráter!).

... Por enquanto é só, pessoal!

Não se esqueçam de estudar, também, pelo livro e pelos exercícios que foram ressaltados durante as aulas, em seu caderno!!!

Saudações marxistas e
beijos paulofreireanos... Prof. Léo.